Planejamento contábil: como ele pode facilitar a sua gestão

planejamento-contabil-como-ele-pode-facilitar-a-sua-gestao.jpeg
Escrito por

Lidar com todas as responsabilidades da administração de uma empresa não é uma tarefa nada fácil. Além de ter atributos como empenho e dedicação, o gestor deve atentar também ao planejamento, uma prática fundamental para garantir que tudo esteja sob controle.

E quando falamos sobre as finanças, essa medida se torna ainda mais importante, já que o planejamento contábil de uma empresa deve contemplar dados como receitas, despesas e obrigações tributárias, além de quaisquer operações que impactem no caixa.

Neste post, vamos mostrar como o planejamento contábil pode facilitar a gestão do seu negócio. Acompanhe!

1. Aumenta a previsibilidade dos lucros

Estipular previsões sobre os lucros da empresa é fundamental para orientar as tomadas de decisão dos gestores. Por meio dessas estimativas fica mais fácil definir os próximos passos que serão tomados no curto e no longo prazo, como novos investimentos, contratações, expansão etc.

Contudo, essa análise nunca deve ser feita com base em incertezas ou suposições, já que essa pode ser uma atitude muito arriscada. As projeções devem se sustentar em dados concretos e reais provenientes da contabilidade, setor financeiro e administração da empresa, aumentando a precisão dos resultados.

Nessa hora, o gestor que faz uso correto do planejamento contábil consegue saber de maneira rápida quanto a empresa lucrou e quais foram seus custos. A partir de então, fica mais fácil fazer previsões dos resultados para os próximos períodos.

2. Melhora o gerenciamento das despesas

O descontrole sobre as despesas que recaem sobre as empresas é um dos fatores que levam muitas a enfrentar grandes problemas de gestão. Investir no planejamento contábil é a melhor maneira de evitar esse tipo de situação.

Com as informações financeiras devidamente organizadas, é possível identificar os períodos em que os gastos costumam ser maiores. Essa condição pode ocorrer por vários motivos, como formação de estoque, pagamento de impostos e tributos ou gastos com folha de pagamento.

Por ser a ferramenta que fornece essas importantes estatísticas, o planejamento contábil é essencial para minimizar os erros e garantir a saúde financeira de uma empresa.

3. Ajuda a lidar com imprevistos

Não existe empresa, por mais organizada que seja, que não enfrente imprevistos no dia a dia. O que as diferencia, no entanto, é a forma como cada uma se prepara para lidar com essas situações.

Companhias que adotam as práticas de planejamento contábil contornam melhor imprevistos, já que têm controle mais estrito sobre sua situação financeira — o que, por sua vez, permite-as escolher estratégias acertadas para superar momentos inesperados sem comprometer o fluxo de caixa.

4. Auxilia a empresa em seu crescimento

Todo empresário pensa em expandir os negócios, não é verdade? Para que esse objetivo seja atingido, o planejamento contábil é uma ferramenta indispensável.

É com ele que se consegue informações importante para fundamentar o crescimento e descobrir se os lucros previstos serão suficientes para cobrir as despesas, garantindo uma expansão financeiramente sustentável.

Os dados concretos e objetivos de um planejamento contábil também serão essenciais na busca por investidores, que se sentirão mais à vontade para apostar em negócios promissores e bem estruturados.

E então, está pronto para adotar o planejamento contábil em sua empresa? Se você gostou deste post, siga nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas próximas dicas!

Sobre o autor

Deixar comentário.

Share This
Navegação