Pesquisa de mercado: por que é uma ferramenta poderosa para empresas?

pesquisa-de-mercado-por-que-e-uma-ferramenta-poderosa-para-empresas.jpeg
Escrito por

Você conhece o seu cliente? Sabe qual é a sua opinião sobre os seus produtos ou serviços? Mais importante ainda: sabe exatamente quais são os valores e a imagem que a sua empresa transmite para a clientela? Muitos gestores costumam responder “sim” para todas essas perguntas, mas será que já realizaram uma pesquisa de mercado?

O fato é que, embora o conhecimento da rotina e o “feeling” do negócio seja fundamental para qualquer empreendedor, é preciso levantar informações fidedignas para tomar as decisões com mais precisão. Só assim diminuímos a margem para erros e garantimos bons resultados para a empresa.

É justamente por esse motivo que a pesquisa de mercado é tão importante. Vamos conferir cada um dos seus benefícios?

Otimize os recursos da empresa

Em primeiro lugar, é importante destacar que, com a pesquisa de mercado, nós podemos otimizar os recursos da empresa. Como? Simples. Ao definir o orçamento de marketing e de vendas, por exemplo, o gestor saberá exatamente como aplicar o seu dinheiro, de acordo com o perfil da clientela, melhorando o retorno sobre o investimento.

Conheça o seu consumidor

A pesquisa de mercado permite uma análise minuciosa do meio em que a entidade atua. As metodologias utilizadas podem variar muito e, assim, podemos descobrir o que desejamos. O que será que o cliente pensa da marca? Como será que a avalia? Qual é a receptividade dos produtos ou serviços prestados? Todas essas perguntas podem ser respondidas. Avaliar consumidores já existentes e clientes em potencial também fazem parte da estratégia de pesquisa.

O importante é que a pesquisa tenha um direcionamento e traga as informações que o gestor necessita. Assim, poderá desenvolver um planejamento estratégico mais completo e evoluir melhor suas estratégias em diversas áreas.

Avalie o seu produto

Uma das avaliações possíveis, conforme já vimos, é a do produto da empresa. Você vai descobrir não só qual é a receptividade dos produtos atuais junto ao cliente, mas também saberá como será a receptividade de novidades que pretende implementar no mercado.

Embalagem, custo e até a forma de exibição do produto — tudo isso será avaliado na pesquisa e, assim, você pode tomar decisões na medida certa sobre o que o seu consumidor espera. Claro que os resultados da empresa só tendem a melhorar dessa forma.

Analise a sua marca

Para terminar, a pesquisa de mercado pode ajudá-lo a avaliar a sua marca junto ao consumidor. Afinal, será que ele lembra dela quando pensa na sua área de atuação? Mais importante ainda: qual é a impressão que a sua marca passa? Ou seja, quais valores transmite e como ele a percebe?

Tudo isso pode ser revelado com a pesquisa. Saber realmente como a sua marca é percebida pela clientela é fundamental para que você trabalhe melhor a imagem da sua empresa e consolide-se na memória do consumidor. A pesquisa de mercado, portanto, é indispensável para qualquer tipo de companhia.

Gostou do nosso post de hoje? Então que tal conferir o que a empresa pode fazer quando está em risco de falência?

Sobre o autor

Deixar comentário.

Share This
Navegação