Contabilidade para transportadora: por que terceirizá-la

contabilidade-para-transportadora-por-que-terceirizala.jpeg
Escrito por

A competição é uma marca característica do mundo dos negócios e, na área de transportes, não é diferente, sobretudo quando se considera a complexidade de suas operações. Desse modo, manter-se focado em sua especialidade representará uma vantagem frente aos seus concorrentes. Isso já é um benefício na terceirização da contabilidade para transportadora.

E se você atua nesse ramo, acompanhe o presente artigo, no qual trataremos de 5 outras vantagens que poderão ser obtidas com a contratação de um escritório competente para cuidar de seus registros e relatórios contábeis. Vamos em frente!

Elaboração de relatórios de contabilidade para transportadora

A empresa contábil terá condições de apresentar os demonstrativos e relatórios que se fizerem necessários, no momento adequado e para as mais diversas finalidades: participar de uma licitação, negociar um empréstimo bancário, informar sua situação econômica e patrimonial aos interessados, etc.

Isso confere grande credibilidade à firma, um verdadeiro cartão de visitas que pode atrair mais clientes e assegurar condições favoráveis com seus fornecedores.

Organização e controle financeiro

Uma equipe de bons contadores é capaz de fornecer dados periódicos sobre os fluxos de caixa da firma, registrando as entradas e saídas de numerários, os valores a pagar e a receber e as projeções relacionadas às disponibilidades em curto prazo, garantindo sua liquidez (pagamento de dívidas) ou advertindo quanto ao risco de não ter como honrar os compromissos frente aos credores.

Esse ponto é essencial, pois nenhuma empresa pode sobreviver sem um rigoroso domínio de suas finanças.

Mapeamento dos custos e despesas

Um sistema de contabilidade organizado e eficiente fornecerá valiosas informações acerca dos resultados operacionais. No caso de uma transportadora, poderão ser apontados os custos fixos (aqueles que independem do ritmo de suas atividades, como o valor do aluguel de um imóvel) e os custos variáveis (que aumentam ou diminuem conforme a intensidade dos trabalhos, como a manutenção de frotas e combustíveis, por exemplo).

Com esses conhecimentos em mãos, o gestor poderá visualizar onde os gastos são maiores e identificar a possibilidade de racionalizá-los (corte ou redução de gastos), melhorando sua lucratividade.

Planejamento tributário

Uma assessoria contábil de qualidade realizará um planejamento, de modo a escolher o melhor regime de tributação — Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido —, verificar os benefícios fiscais à sua disposição, conferir se não há créditos concedidos pelo Governo e que não estejam sendo utilizados, dentre vários outros pontos.

Tudo isso resultará em economia com impostos, taxas e contribuições, melhorando ainda mais seus resultados.

Administração de obrigações fiscais

O cumprimento das chamadas obrigações acessórias — aquelas que não envolvem o pagamento de tributos, como a entrega de declarações, informações e documentos digitais em geral — é crucial, pois descuidar dessas obrigações certamente chamará a atenção das fiscalizações governamentais.

Atualmente os Fiscos (Receita Federal e Secretarias de Fazenda estaduais e municipais) dispõem de instrumentos bastante desenvolvidos, aperfeiçoando constantemente suas fiscalizações eletrônicas. Aqui, encontramos mais uma vantagem ao se contratar uma empresa contábil: manter tais obrigações em dia, evitando surpresas e embaraços.

Essas são apenas algumas das utilidades ao se transferir a contabilidade de sua transportadora para os cuidados de especialistas no assunto. Muitos outros proveitos existem, de natureza financeira, tributária, gerencial, etc. Então, não fique parado: entre em contato conosco, pois poderemos auxiliá-lo em muitos assuntos. Será um prazer recebê-lo!

Sobre o autor

Deixar comentário.

Share This
Navegação