Como a contabilidade ajuda a reduzir os custos na construção civil

como-a-contabilidade-ajuda-a-reduzir-os-custos-na-construcao-civil.jpeg
Escrito por

A contabilidade é uma atividade obrigatória para toda e qualquer empresa. Pensar na contabilidade apenas como uma obrigação, porém, é desperdiçar uma ferramenta importante para o sucesso do seu negócio. 

O empresário do setor de construção tem inúmeras preocupações para se manter competitivo: inovações tecnológicas, conformidade com diversas normas técnicas, gestão de equipes e fornecedores, controle da produtividade, cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade, e uma série de outras rotinas.

São tantas as responsabilidades, que não é difícil esquecer de um fator não menos importante que todos os demais: cuidar da contabilidade.

Além de inúmeras atribuições quanto a custos e receitas de vendas, recolhimento de tributos, demonstrações financeiras etc.,, a contabilidade na construção civil atua em uma área estratégica para o setor: a redução de custos. 

Listamos a seguir algumas ações que a empresa contábil pode tomar para ajudar o seu negócio a evitar ou reduzir gastos:

1. Evitar gastos com as novidades na legislação

O cenário atual traz novidades, como a implantação do eSocial (projeto do Sistema Público de Escrituração Digital) que abrange as obrigações trabalhistas e previdenciárias, obrigatório a partir de 2018, e da reforma da legislação trabalhista, recentemente aprovada.

Procure o seu contador para que essas normas recentes não se transformem em custos desnecessários para a sua empresa.

2. Identificar a estrutura de custos da empresa

Apenas com uma contabilidade atualizada é possível calcular o custo de suas obras e compará-lo com o custo unitário básico de construção (CUB/m²), índice amplamente utilizado como referência na construção civil.

Com essa comparação de custos é possível reduzir gastos e ampliar a sua eficiência frente aos concorrentes.

3. Racionalizar o orçamento de obras

A contabilidade fornece uma gama de informações essenciais no momento de realizar os orçamentos de obras. Com os números registrados pela contabilidade é possível atribuir melhor composição de preços para cada serviço do projeto, levantar custos indiretos, calcular o peso dos impostos e alcançar o lucro desejado.

Quanto melhor o processo de orçamento, menor será o nível de gastos desnecessários e imprevistos durante a realização das obras.

4. Otimizar os custos pela contabilidade gerencial

A contabilidade, quando utilizada de forma estratégica, diminui gastos inadequados, ajuda na melhoria da utilização dos recursos disponíveis, elimina duplicidades de custos e fornece informações que ajudam a elevar o nível de excelência dos serviços prestados.

A confecção de relatórios financeiros e contábeis ajuda na tomada de decisões e libera tempo para o empresário lidar com outros assuntos importantes relacionados ao gerenciamento estratégico do negócio.

5. Diminuir o custo de obtenção de crédito

A construção civil é um setor de capital intensivo, e manter o fluxo de caixa positivo é sempre uma preocupação. A contabilidade na construção civil significa menos barreiras e empecilhos na hora de solicitar crédito e financiamentos junto aos bancos e instituições financeiras. 

Em um país onde faltam incentivos e o crédito é escasso, ter as demonstrações financeiras em mãos já é meio caminho andado no processo de obtenção de investimentos, financiamentos e capital de giro.

6. Realizar uma auditoria periódica

Periodicamente, é uma boa ideia contar com uma auditoria contábil. Indo muito além da identificação de erros e fraudes, esse processo ajuda a descobrir processos que possam ser melhorados, falhas no planejamento tributário e oportunidades de racionalização de despesas.

Além dessas ações que citamos, há diversas outras formas como a contabilidade na construção civil pode contribuir com o seu crescimento. Então, não fique parado: entre em contato conosco, pois poderemos auxiliá-lo em muitos assuntos. Será um prazer recebê-lo!

Sobre o autor

Deixar comentário.

Share This
Navegação