Gestão Empresarial

Veja 6 técnicas para monitorar a concorrência do seu mercado

veja-6-tecnicas-para-monitorar-a-concorrencia-do-seu-mercado.jpeg

Precificar corretamente qualquer tipo de serviço, sobretudo intelectual, em um mercado tão competitivo quanto o moderno é tarefa que pode ser difícil: valores abaixo da média depreciam o serviço e ocasionam a entrega de um produto final ruim, enquanto valores muito acima dos concorrentes geralmente atraem poucos clientes.

Quer acompanhar os valores do mercado e não sabe quais técnicas ou ferramentas utilizar? Pensando nisso, apresentamos um guia para que você conheça as 6 principais melhores técnicas disponíveis para monitorar a concorrência no seu segmento e entender os benefícios da prática. Confira!

A importância do monitoramento

Todo trabalhador sabe que deve ter como missão principal mostrar aos possíveis clientes que seus serviços ou mercadorias possuem um diferencial que nenhum outro na categoria possui, convencendo-os de que sua solução é a melhor para um problema ou dor.

Para saber o que pode ser considerado um diferencial ou mesmo saber o que há de novo no mercado, é necessário fazer pesquisas e conhecê-lo profundamente: só é possível sair à frente da concorrência quando você sabe o que ela tem para oferecer.

É claro que o monitoramento da concorrência não pode ser uma obsessão, mas uma boa estratégia de encantamento do público reside essencialmente no oferecimento de custo-benefício superior aos de seus rivais. Logo, praticá-lo periodicamente não é só indicado como faz a bem à saúde de qualquer tipo de organização.

6 técnicas/ferramentas para monitorar a concorrência

Monitorar o tráfego de sites, palavras-chave mais buscadas, mídias sociais e conteúdo dos concorrentes são técnicas comuns a todos que querem defender sua fatia de mercado.

Realizar o acompanhamento, entretanto, exige tempo e dedicação. Conheça as 6 principais ferramentas que podem tornar essa empreitada mais simples e descomplicada, obtendo resultados precisos.

1. Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta de simples utilização que envia relatórios para o e-mail cadastrado cada vez que o seu concorrente for citado na internet, cabendo ao usuário escolher as palavras a serem rastreadas.

Com ele, você conseguirá ver onde seus rivais têm sido citados, monitorar menções feitas em relação às empresas (especialmente reclamações e sugestões) e acompanhar o uso de palavras-chave, a fim de conhecer os assuntos mais debatidos na área.

2. SocialMention

Como foco em redes sociais, blogs e vídeos o SocialMention permite que você digite uma palavra (ou palavra-chave) e encontre tudo o que há de mais recente sobre o assunto buscado. A partir do resultado, você pode fazer uma análise cruzada do que fora dito nas redes e descobri o número de vezes que o termo foi mencionado.

3. Instapaper

Quando a questão é o monitoramento da concorrência, é essencial que você esteja em dia com redes sociais e páginas de seus rivais. O Instapaper permite que você salve páginas da internet para ler posteriormente, podendo adicionar marcadores aos conteúdos para organizá-los como melhor lhe convir. 

4. InfiniGraph

O InfiniGraph é a ferramenta para seguir tendências em círculos nas redes sociais, buscando quais marcas têm mais influência em dado setor ou área. Com ela é possível obter dados sobre audiência e inclinações do público, já que pode servir tanto para o acompanhamento da estratégia de negócios da concorrência quanto da relevância do próprio usuário.

5. SEMRush

Uma das ferramentas mais completas do mercado, o SEMRush é excelente para acompanhar todos os passos da concorrência: com ele você pode digitar o endereço da página de seu rival e obter em segundos informações sobre anúncios, tráfegos, pesquisas orgânicas e palavras-chave rankeadas. E o melhor: tudo em formato de gráfico!

6. Open Site Explorer

Essa ferramenta permite que você fiscalize os esforços de construção de links da concorrência, conhecendo páginas que linkaram para seus rivais, texto âncora e autoridade de domínio. Com o resultado, você poderá comparar dados de links, simplificando procedimentos de monitoramento.

Agora que você já sabe como monitorar a concorrência do seu mercado, que tal conhecer a importância do diagnóstico empresarial para o seu negócio e por que fazê-lo.

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação