Contabilidade

Vale a pena terceirizar a contabilidade da minha empresa?

Depositphotos_107798728_l-2015.jpg.jpeg

Manter a eficiência operacional e financeira da empresa exige, muitas vezes, focar-se no seu core business, ou seja, em suas atividades-fim, deixando as demais a cargo de profissionais especializados.

Uma solução possível para essa situação é a terceirização de alguns serviços, como a contabilidade, por exemplo. Entretanto, sempre vem a pergunta: vale a pena terceirizar a contabilidade da empresa?

Neste post, separamos algumas vantagens desse tipo de ação para que você tome decisões acertadas. Confira!

Centralização versus eficiência

É natural que todo empreendedor queira ter todas as áreas da sua empresa sob controle e supervisão constantes — o que faz com que muitos optem por ter a contabilidade integrada ao seu negócio. Mas o que talvez você não saiba é que, formando a parceria certa, você pode acompanhar toda a contabilidade da sua empresa mesmo terceirizando o serviço para uma empresa especializada, aumentando a eficiência do seu negócio.

Por meio de sistemas de gestão contábil inteligentes, você pode ter acesso aos dados contábeis da sua empresa com facilidade, mesmo que o escritório de contabilidade da sua confiança esteja longe. Além disso, você pode manter contato com os profissionais que atendem sua empresa, sempre dispostos a tirar dúvidas e esclarecer qualquer documento ou processo que você precise.

Em resumo, você tem uma equipe altamente qualificada ao seu dispor, mas sem precisar que ela esteja, durante todo o expediente, baseada na sua empresa. E isso pode trazer outros benefícios, como veremos a seguir.

Otimização de recursos

A legislação brasileira permite que você terceirize todas as atividades que não sejam as atividades-fim do seu negócio, justamente para que o empresário tenha mais ferramentas para garantir a sustentabilidade da empresa.

Ao se perguntar se vale a pena terceirizar a contabilidade da empresa, pense na otimização de recursos que isso traz com infraestrutura, já que você não necessitará criar um departamento inteiro; com folha de pagamento, pois os profissionais serão remunerados pelo seu parceiro; e com recursos básicos, como luz, água, internet, telefonia, entre outras despesas que fazem toda a diferença no seu fluxo de caixa.

Profissionais e sistemas atualizados

A legislação fiscal e tributária muda a todo instante, exigindo que os profissionais de contabilidade estejam constantemente em busca de cursos e capacitações para reciclagem e atualização dos conhecimentos.

Também em consequência dessas mudanças, é preciso investir em atualização de softwares e sistemas, realizar adequações em documentos e formulários, na forma de envio das informações para o governo, entre outros cuidados que demandam tempo e dinheiro.

Formando uma parceria com uma empresa de contabilidade, você tem acesso a todas essas facilidades sem precisar investir mais, pois é o seu fornecedor de serviços quem tem que se preocupar em oferecer o melhor para você.

Obrigações fiscais e contábeis em dia

Quem tem um setor de contabilidade próprio já deve ter passado pela situação da perda de prazos por aumento no volume de trabalho, ausência de um funcionário ou por um simples esquecimento. Cada falha dessas gera um custo adicional para a empresa, e exige trabalho dobrado para colocar todas as obrigações em dia.

Quando você terceiriza a contabilidade, seu parceiro de negócios conhece os prazos e trâmites, está completamente envolvido com os processos contábeis e tem o compromisso de cumprir os prazos. Caso haja uma falha e um prazo não seja respeitado, quem tem que solucionar a questão é o escritório contratado, e não você!

Se vale a pena terceirizar a contabilidade, você já sabe. Mas nós temos outros conteúdos que podem te ajudar ainda mais a otimizar as atividades da sua empresa e gerar mais resultados. Quer conhecê-los? Assine nossa newsletter!

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação