Gestão Empresarial

Saiba como começar 2017 com a contabilidade da empresa em dia

saiba-como-comecar-2017-com-a-contabilidade-da-empresa-em-dia.jpeg

Com a chegada do final do ano, é comum que as empresas comecem a realizar os planos para o ano seguinte e projetar suas ações. É importante olhar para os resultados atuais e desenvolver um bom planejamento para o futuro próximo. Porém, para que a estratégia de começo de ano funcione, é necessário estar com as contas em dia.

Sabemos que finalizar as pendências e quitar as dívidas pode parecer um pouco complicado à primeira vista. Por isso, mostraremos neste post tudo o que você precisa saber para se organizar e botar em ordem a contabilidade da empresa nesses últimos meses. Confira!

Identifique as pendências

É hora de pegar os dividendos e gastos, colocá-los no papel e obter um panorama geral daquilo que você precisa liquidar. Comece organizando os documentos e controlando os valores. Descreva as formas de pagamento de cada um e qual é o custo total disso para a empresa.

Em seguida, é hora de definir a melhor maneira de quitar as dívidas e limitar os gastos.

Faça um planejamento financeiro

Com tudo bem especificado, é fundamental desenvolver um novo planejamento financeiro para os meses seguintes. Se a meta é zerar as dívidas, é preciso saber quanto isso vai custar por mês ao orçamento da empresa.

Com um planejamento bem definido, é possível estipular um valor que será destinado ao pagamento das dívidas. Nesse momento, você deve verificar as condições de pagamento de cada uma e realizar alguns cálculos.

Algumas dívidas podem ser negociadas para que você obtenha melhores condições de pagamento. Verifique a soma das parcelas e o montante final, somados aos juros.

Ao negociar, considere a possibilidade de quitar as dívidas à vista. Em alguns casos, o valor de um empréstimo que liquide todas as suas pendências de uma só vez pode ser mais baixo do que a soma dos juros das parcelas. Compare as opções da empresa e decida a melhor!

Defina um controle de gastos

Ao realizar um planejamento e definir a melhor estratégia para quitar as dívidas, é necessário encaixar esse custo no orçamento da empresa para controlar as despesas. Por isso, é fundamental trabalhar na redução de custos.

Elimine gastos que não sejam extremamente necessários e mantenha os previsíveis dentro do planejamento. Nessa hora, é importante acompanhar de perto os principais processos.

Fique atento ao fluxo de caixa, controle o recebimento e os pagamentos, acompanhe o processo de liquidação da dívida e invista na capacitação dos seus funcionários para garantir a otimização desses processos conforme planejado.

Busque o auxílio de especialistas

Mesmo com altos investimentos em tecnologia e uma boa equipe, em algum momento, uma empresa pode se encontrar em uma situação difícil e não ser capaz de identificar a melhor estratégia para lidar com isso.

Uma empresa de consultoria especializada pode ser a melhor alternativa. Ao acompanhar o andamento do seu planejamento e as práticas no dia a dia, o serviço de consultoria será capaz de identificar possíveis pontos de melhoria que só um olhar neutro é capaz de ver.

Além disso, contar com um consultor eficiente pode proporcionar o desenvolvimento de soluções muito mais eficazes do que as previstas internamente. O custo acaba saindo bem menor do que um acúmulo de dívidas e os atrasos no pagamento.

Estude bem suas opções. É possível colocar as contas da empresa em dia e começar o ano com o caixa equilibrado e objetivos ainda maiores!

Gostou das dicas? Então curta nossa página no Facebook e saiba mais sobre como otimizar a contabilidade da sua empresa!

 

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação