Contabilidade

Retorno de investimento: você sabe avaliá-lo corretamente?

retorno-de-investimento-voce-sabe-avalialo-corretamente.jpeg

Você sabe o que significa ou consegue dizer qual é a rentabilidade da sua empresa? Ou melhor: você sabe calcular o ROI (retorno de investimento), do inglês Return on Investment?

Continue lendo este post e saiba se a sua empresa vem sendo rentável ao longo do trabalho. Aqui, você também vai aprender a analisar a viabilidade de outros investimentos no seu negócio e, a partir disso, traçar atividades que afetam diretamente o resultado da sua companhia. Acompanhe!

Rentabilidade

A rentabilidade do investimento é o valor que se espera obter a partir de um montante inicial, ou seja, ter um retorno sobre o que foi investido.

A fim de não prejudicar a análise da rentabilidade, é preciso ter um controle financeiro realista, em que sejam lançadas informações com todo cuidado, mesmo que sejam valores ínfimos. Nesse ponto, vale ter sempre o fluxo de caixa em dia.

Cálculo do Retorno de Investimento (ROI)

Para calcular o retorno de investimento é utilizada a seguinte fórmula:

ROI = (lucro operacional/investimentos) x 100

Para entender a expressão indicada, antes de qualquer coisa, é preciso compreender que o lucro operacional é obtido somando todas as receitas e deduzindo as despesas. Você poderá calcular o ROI de todo o seu negócio, mas também o retorno apenas de um projeto ou departamento, como vendas, por exemplo.

Já o investimento é também chamado de ativo líquido. Todas essas informações podem ser verificadas junto à sua contabilidade. Vamos a um exemplo prático:

Se seu investimento foi de R$ 25.000 e o retorno do lucro operacional que consta na DRE é de R$100.000, você terá a seguinte equação:

ROI = (100.000,00/25.000,00) = 4

ROI = 4 x 100% = 400%

Logo, podemos observar que o retorno foi de 400%, ou seja, quatro vezes o valor investido.

É válido ressaltar que nem sempre o retorno se dará no mesmo exercício. As vezes são necessários anos para se reaver os valores investidos.

Importância do ROI

Com base nessas informações é possível afirmar se a empresa está “dando certo” e de quanto vem sendo o retorno, consideradas todas as atividades às quais ela se propôs. Além disso, é possível projetar a partir desses dados, a fim de tomar as melhores decisões quanto ao futuro da companhia.

Por meio da análise correta desse indicador financeiro é avaliada a continuidade em determinados investimentos. A partir dele, também são planejados novos rumos para as ações corporativas.

Por essa razão, talvez esse seja o mais importante indicador a ser utilizado, pois o retorno do sobre o dinheiro investido é um objetivo importante para toda e qualquer companhia. Porém, para avaliar corretamente se sua empresa está prosperando, considere também todos os fatores externos que influenciem os resultados, em uma análise consolidada.

Para isso, mantenha em dia eficientes medidas de controle e acompanhamento contábil e financeiro, pois eles são de suma importância para o gerenciamento eficaz das atividades da sua empresa. Afinal, é dessa forma que se torna possível tomar as melhores decisões a fim de dar continuidade ao processo produtivo da sua organização.

Quer saber mais dicas de como você pode evoluir com suas tarefas gerenciais e calcular com eficiência seu retorno de investimento? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação