Gestão Empresarial

Marketing de relacionamento: o que é e como ele pode te ajudar

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As novas tendências identificadas no comportamento dos consumidores indicam que a experiência vivida durante e após a compra são fundamentais para construir a imagem da empresa para o cliente.

Com as demandas dos consumidores que se tornam mais exigentes, novas abordagens surgiram nos últimos anos, como o marketing de relacionamento. Confira quais são os potenciais da estratégia!

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento consiste no uso de diferentes técnicas para criar e manter um relacionamento positivo entre a empresa e os clientes, visando, principalmente, atrair um novo público em potencial, assim como solidificar o relacionamento com pessoas que já figuram a base de clientes da empresa e desenvolver a fidelidade entre cliente e marca.

Tal ideia surge do pressuposto do marketing digital de que é mais barato fidelizar um cliente que já conhece a empresa do que atrair novos consumidores que a desconhecem. Com uma base de clientes fiéis ao negócio, a empresa alcança mais estabilidade no mercado.

Como funciona a estratégia?

O marketing de relacionamento tem início desde o primeiro contato do cliente com a empresa, ainda que seja pelo site, sem o intermédio de um atendente, por exemplo. Toda a experiência do cliente deve ser valorizada e as estratégias devem ser desenvolvidas visando aprimorar todas as fases do contato.

Esse tipo de marketing pode ser executado em conjunto com diferentes estratégias como, por exemplo, marketing de conteúdo, mídias sociais, newsletter, e-mail marketing promocional, pesquisas de satisfação, SAC, atendimento on-line, etc.

A estratégia deve impactar positivamente todos os consumidores, não apenas aqueles que se efetivam como clientes. Entretanto, após a venda, é possível separar os clientes entre interesses e também por propensão de comprar novamente. Identifique quais são os melhores clientes do seu negócio e faça-os associar valor na relação com a empresa, seja por conteúdos informativos, convites para testes gratuitos, pesquisas de qualidade, promoções, vantagens nas opções de pagamento, programa de fidelidade entre outras soluções, tanto de marketing como efetivamente de vendas.

O sucesso de uma estratégia de marketing de relacionamento é alcançado quando o cliente sente tanta satisfação pelo produto ou serviço que consome e pelo atendimento da empresa, que se torna um promotor da marca, fazendo uma publicidade positiva espontaneamente.

Como desenvolver uma estratégia de marketing de relacionamento?

Para desenvolver uma estratégia de marketing de relacionamento que permita que a empresa melhore a taxa de fidelização dos clientes e a experiência do consumidor em todos os contatos com a empresa, o planejamento é essencial. Incluem-se:

Definir objetivos da estratégia

Para que possa atingir os objetivos determinados, é necessário que eles sejam claros, não apenas para os responsáveis da área que desenvolve a ação, como para todos os colaboradores.

Identificar o público-alvo

Para que possa atender às necessidades específicas do público, é fundamental que as características dos clientes sejam conhecidas pela empresa.

Treinar a equipe de atendimento

A qualidade do atendimento é essencial na construção de um marketing de relacionamento eficaz, o que exige treinamento adequado de toda a equipe.

Desenvolver ações visando o público

Todas as ações da empresa, sejam on-line ou off-line, de marketing ou de vendas, devem ser planejadas e executadas visando o público-alvo do negócio. Por exemplo, não adianta investir em publicidade televisiva se o consumidor está na internet.

Aprimorar constantemente

Como qualquer plano de ação, a estratégia deve estar em constante aprimoramento para não ficar desatualizada e obsoleta para os clientes. Todos os canais devem se renovar constantemente conforme identificam-se novas demandas.

O que acha de implantar o marketing de relacionamento na sua empresa? O que você tem feito atualmente para conquistar seus clientes? Deixe um comentário!

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Fortes Contabilidade

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