Gestão Empresarial

Entenda quando e como pedir um empréstimo empresarial

entenda-quando-e-como-pedir-um-emprestimo-empresarial.jpeg

Seja para expandir os negócios, seja para melhorar o fluxo de caixa, muitos empreendedores têm o hábito de recorrer a um empréstimo empresarial para ajudar nas contas. Essa é uma boa saída, mas deve ser usada com cautela.

Antes de mais nada, todo empresário precisa saber que obter um empréstimo não garante a saúde financeira do negócio. É preciso planejar, aplicar o dinheiro de maneira eficiente e contabilizar todas as despesas e receitas para assegurar controle sobre as finanças.

Pensando nisso, organizamos algumas dicas e ideias sobre o melhor momento para pedir um empréstimo empresarial, além de explicar como conseguir o crédito. Acompanhe!

Quando pedir um empréstimo?

Antes de solicitar um empréstimo, a empresa precisa revisar as contas internas e ter a certeza de que está fazendo uma boa gestão financeira. Se houver uma maneira de cortar gastos e reduzir despesas, talvez o empréstimo não seja necessário.

Com as contas organizadas, é o momento de pensar na finalidade do empréstimo e como será possível pagá-lo. Os empréstimos para financiamento de máquinas e equipamentos costumam ser mais acessíveis e ter melhores condições.

Por isso, eles podem ser uma boa escolha, mas só peça esse empréstimo se realmente houver necessidade desse novo item. Lembre-se de que a máquina ou equipamento precisará gerar lucro suficiente para pagá-lo e, por isso, você precisará calcular o retorno sobre o investimento.

Já os empréstimos para capital de giro podem ser solicitados quando a empresa precisa quitar dívidas, adiantar pagamentos e pagar contas. No entanto, não se esqueça de planejar corretamente o pagamento das parcelas porque as dívidas podem virar uma bola de neve, principalmente em virtude das altas taxas de juros aplicadas em nosso país.

Os financiamentos para expansão do negócio também são uma boa saída para empresas que precisam aumentar sua estrutura física e a capacidade produtiva. Eles podem ser solicitados quando existe uma perspectiva real de aumento da demanda por seus produtos ou serviços.

Como obter crédito?

Para conseguir um empréstimo empresarial, a companhia precisará provar que tem condições de pagar as parcelas, isto é, vai precisar abrir os seus dados contábeis. Por isso, mantenha uma contabilidade impecável e tenha todas as informações financeiras organizadas.

Normalmente, é necessário apresentar um plano de negócios, os dados de declaração de imposto de renda da empresa e dos sócios, além dos demonstrativos fiscais.

Os bancos e financeiras só costumam liberar crédito para empresas que se mostrem idôneas e que cumpram suas obrigações fiscais e trabalhistas.

Como solicitar um empréstimo empresarial?

O primeiro passo é identificar a necessidade de crédito e buscar as instituições que oferecem o tipo de empréstimo que o seu negócio precisa. Em seguida, você deverá analisar as condições, exigências, prazos, juros e custos de cada opção.

Preste atenção aos requisitos de cada empréstimo, para ter certeza de que você se encaixa no perfil. Depois de escolher o empréstimo certo para suas necessidades, prepare a documentação necessária. Com a papelada em mãos, procure a instituição e solicite o empréstimo.

Fique tranquilo porque, se o seu empreendimento for capaz de mostrar organização, planejamento e boa gestão financeira, suas chances de conseguir um empréstimo empresarial são muito boas!

E aí, gostou das dicas? Quer ler mais sobre gestão, contabilidade e planejamento financeiro? Então, assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos!

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação