Gestão Empresarial

Como ter maior previsibilidade de gastos da sua empresa?

como-ter-maior-previsibilidade-de-gastos-da-sua-empresa.jpeg

Gerenciar as finanças é um dos pilares do sucesso para qualquer empreendimento. Afinal, não ter controle de prazos, não projetar a margem de lucro ou não acompanhar de perto as vendas, os custos e as despesas pode atrapalhar, e muito, o crescimento de um negócio.

Apostar na previsibilidade de gastos para gerenciar melhor os investimentos e otimizar os recursos empregados é um dos maiores desafios das empresas. Prever os custos garante que o dinheiro será empregado de forma eficiente e direcionado para alcançar um desempenho satisfatório.

Mas o que é preciso fazer para ter uma maior previsibilidade dos gastos de uma empresa? Acompanhe nosso post e saiba mais detalhes!

Planeje as despesas

Apenas é possível gerenciar aquilo que se conhece. Por isso, o primeiro passo para uma previsibilidade de gastos eficiente é realizar um bom planejamento de despesas. Utilize dados contábeis da empresa para realizar as análises e reduzir chances de erro.

Uma boa forma de amparar as decisões é fazer uma análise crítica do desempenho contábil da empresa do ano anterior, de forma a identificar períodos nos quais os gastos foram maiores — seja pela aquisição de itens de estoque, folha de pagamento ou encargos e tributos.

Conhecendo os gargalos do empreendimento é possível planejar as despesas e direcionar estratégias para que elas não comprometam o capital de giro da companhia, sendo, assim, uma ação que evitará a possibilidade de caixa com saldo negativo.

Dessa forma, com a previsibilidade de gastos é possível negociar com os fornecedores e clientes e manter a saúde financeira dos negócios.

Acompanhe os custos de perto

Perder o controle de caixa ou mesmo errar na estratégia de gastos pode prejudicar seriamente o bom funcionamento da organização, impactando diretamente os resultados financeiros.

A previsibilidade de gastos possibilita que o empreendedor possa verificar com antecedência uma alteração ou problema que esteja consumindo mais tempo ou recursos, tendo, portanto, a chance de agir de maneira proativa a fim de minimizar (ou eliminar) o impacto da situação.

Por meio de uma gestão eficiente, com um bom planejamento dos custos e a real previsibilidade das despesas, é possível reduzir o desperdício de recursos. Além disso, identificam-se precocemente quais variáveis estão impossibilitando o crescimento, podendo, assim, atuar de maneira mais eficaz para que não se comprometa o caixa.

Mantenha tudo na ponta do lápis

A previsibilidade dos gastos garante que o empreendedor esteja alocando esforços dentro da capacidade da sua empresa, levando em consideração o que ela pode assumir de dívida e em quanto tempo poderá quitar os compromissos assumidos.

Para isso, é preciso que tudo — exatamente tudo — esteja na ponta do lápis, o que permite realizar projeções para os próximos meses com base no histórico do negócio. Para isso, considere alguns cuidados:

  • Não misture as contas empresariais com as contas pessoais.

  • Gerencie com rapidez a inadimplência, para que não prejudique o capital de giro.

  • Cheques devolvidos ou a serem compensados não devem ser contabilizados como saldo positivo.

  • Tenha controle de toda a movimentação financeiro do negócio — dinheiro em caixa, conta bancária, recebimentos e pagamentos, investimentos, etc.

  • Mantenha todas as anotações atualizadas — para melhores resultados, adote um bom sistema de gestão integrado.

  • Não deixe de realizar uma projeção financeira anual. Isso garante a previsibilidade de despesas e receitas, evitando surpresas desagradáveis.

Conte com a ajuda de especialistas

Contar com profissionais contábeis capacitados e habilitados para ajudar em todo o processo de tomada de decisão é essencial para manter as finanças bem geridas.

A previsibilidade de gastos garante que o empreendedor passe, também, a ter uma previsão de crescimento bem desenvolvida do seu negócio.

Assim, uma decisão baseada em dados contábeis atualizados possibilita que o planejamento de investimentos seja melhor direcionado e que os recursos sejam alocados de forma mais eficiente.

Amparado no serviço de uma boa contabilidade, o empreendedor pode tomar decisões sem se basear em “achismos” ou intuições. Dessa forma, ele não corre o risco de investir ou cortar gastos que possam influenciar a redução da qualidade ou mesmo interferir na capacidade produtiva.

E aí, gostou das nossas dicas? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação