Gestão Empresarial

Como são demonstrados os dados gerenciais da empresa?

como-sao-demonstrados-os-dados-gerenciais-da-empresa.jpeg

Extrair análises dos dados gerenciais da empresa é a melhor maneira para analisar seu cenário, encontrar falhas e definir estratégias, seja ela uma pequena, média ou grande empresa. A apresentação de resultados precisa ser clara, objetiva e transparente, contendo as informações mais relevantes ao seu negócio

Não se deve realizar esse processo sem um tempo hábil para analisar todas as informações coletadas, dando atenção a todos os detalhes. É válido afirmar que essa é uma tarefa bem simples, mas é extremamente valiosa para alcançar a excelência na gestão empresarial

Além de fornecer informações importantíssimas para definir os próximos passos, dados gerenciais podem ser apresentados a parceiros estratégicos, para prolongar as boas relações. 

Mas, você sabe como demonstrar os dados gerenciais da empresa da forma correta? Confira, neste artigo!

Dados gerenciais da empresa devem ser coletados com antecedência

Ter tempo suficiente, como já falamos, é um dos pontos principais para fazer uma boa análise dos dados. Coletar tudo em pouco tempo e montar as informações com pressa aumenta muito as margens de erro. Por isso, não tenha pressa: a qualidade é mais estratégica que a urgência.

Sua empresa tem, certamente, uma grande quantidade de dados úteis, que pode ser cruzada para permitir análises práticas, focando nos pontos mais importantes.

Manter um registro constante, atualizado em tempo real (ou o mais próximo disso) dos principais dados é uma prática extremamente saudável pois:

  • facilita o acesso à informação;
  • permite conferências periódicas para garantir a integridade dos dados;
  • dá margem a ações rápidas, no caso do surgimento de algum problema;
  • agiliza o processo de tomada de decisão

Números e gráficos são utilizados para dar clareza ao relatório

É comum vermos relatórios gerenciais muito extensos, que pedem horas e mais horas de seus gestores para analisar a situação de seus projetos. Mas a melhor forma de demonstrar os dados gerenciais é com números e gráficos.

Um infográfico ou um relatório one page report pode simplificar toda a demonstração, pois facilita o entendimento e a leitura pelos principais stakeholders da companhia. Os números dão praticidade à apresentação, enquanto os gráficos produzem facilidade de entendimento, por apelar para o recurso visual.

Para obter números, recorra à contabilidade, que deve estar de posse de todos seus dados financeiros. Esses números o ajudarão a tomar decisões estratégicas sobre o seu negócio. 

Metas e objetivos precisam ser o foco da apresentação

Seja objetivo: lembre-se que a demonstração de dados gerenciais quer evidenciar os resultados alcançados. Portanto, coloque as informações da forma mais clara e direta possível e lembre de preparar os documentos e as bases de dados que deram origem a elas, para eventuais consultas.

Claro que é preciso mostrar as boas práticas e as melhores decisões que levaram a empresa a atingir as metas, mas isso vem em seguida: o primeiro ponto são os resultados alcançados.

Lembre-se sempre da meta e valorize as conquistas empresariais, mostrando todo o potencial de sua empresa. Assim, será possível renovar parcerias e fortificar ainda mais a imagem de sua marca no mercado. 

Planejado e realizado precisam ser comparados

Comparar o que foi planejado para o período com o que foi, de fato, realizado é melhor modo de demonstrar o cumprimento das metas estabelecidas.

Claro que haverá desvios — é impossível que tudo saia exatamente conforme o planejado. Mas é importante mostrar os gargalos e dificuldades do percurso, bem como as ações tomadas para contorná-los e o sucesso obtido.

Informações contábeis são o coração dos dados financeiros da empresa

A última dica que trazemos para a boa demonstração de informações da empresa é em relação aos serviços contábeis. Como já falamos, é na contabilidade onde todas as suas principais informações financeiras estão armazenadas, além dos principais dados de sua companhia. 

Sendo assim, é imprescindível contar com empresas de contabilidade especializadas em sua área de atuação. Elas serão parceiras do seu negócio e terão ciência de quais dados são os mais importantes para prover uma demonstração de dados gerenciais da empresa de forma eficiente e satisfatória. 

E aí, gostou do nosso artigo? Entendeu como são demonstrados os dados gerenciais da empresa? Então, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar seus amigos? Contamos com você!

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação