Gestão Empresarial

Como conseguir mais clientes para o meu negócio?

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Chega um momento em que adquirir novos clientes se torna quase que uma obrigação para o gestor. Afinal, a empresa precisa nutrir e fidelizar o consumidor para ampliar suas oportunidades de negócios e, principalmente, melhorar o resultado das campanhas de marketing. Essa é uma constatação óbvia, não é verdade? O difícil é conseguir, com sucesso, desenvolver estratégias para ampliar ainda mais a cartela de clientes.

Muitos tentam, mas são poucos os que obtêm sucesso nessa jornada. Em alguns casos, inclusive, a captação de novos clientes acaba se tornando um tiro no pé, simplesmente pelo fato de a empresa não possuir a estrutura necessária para manter o bom atendimento e a cobertura do serviço ou produto.

Para que você não cometa nenhum erro e prepare o terreno para o crescimento, listamos, neste post, 4 dicas sobre como conseguir mais clientes. Confira!

Aposte na tecnologia

Em primeiro lugar, é indispensável que você conte com o suporte da tecnologia. Hoje, o CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, é uma ferramenta que pode auxiliar não só o gestor a tomar decisões mais precisas, mas, principalmente, a área comercial, ou seja, a equipe de marketing e vendas.

Com o CRM, o gestor consegue levantar informações rapidamente sobre a sua clientela e usá-las para desenvolver estratégias mais eficazes. Esse banco de dados é fundamental para aumentar e eficácia das ações de marketing, e ajuda o vendedor a descobrir em qual estágio do funil de vendas o cliente está — para que ele direcione a sua abordagem.

Foque no atendimento

Você sabia que, para o consumidor, o atendimento é mais importante do que a qualidade do serviço ou do produto e até mesmo do que o preço? Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Pode ter certeza: com a globalização, o cliente está mais exigente, afinal, tem um padrão muito maior devido à alta competitividade.

Sendo assim, você deve treinar seus colaboradores para que eles saibam tudo sobre o produto ou o serviço oferecido, mas, principalmente, para que dominem técnicas de abordagem junto ao cliente. Novamente, o CRM é importante, afinal, com as informações obtidas, é possível descobrir com mais clareza qual é o público-alvo do negócio e realizar um atendimento que supra as suas necessidades.

Invista no marketing

Bom, se o texto é sobre como conseguir mais clientes, então não poderíamos deixar de lado o marketing. É importante deixar claro que o marketing não é um custo ou um luxo destinado apenas aos grandes negócios. Na verdade, esse é um investimento feito pelo empresário, afinal, no longo prazo é possível perceber rendimentos que superam o capital aplicado.

Para a sorte dos gestores, hoje existe uma série de oportunidades e ações extremamente viáveis. Podemos começar com as mídias sociais, mas não podemos parar por aí. Links patrocinados, marketing de conteúdo, e-mail marketing, e muitas outras alternativas são baratas e podem trazer um retorno expressivo para o negócio.

Foque na atividade-fim

Além de cuidar do negócio, é fundamental que o gestor destine bastante tempo ao planejamento e ao monitoramento do negócio. Somente dessa forma ele consegue velejar o “navio” com um rumo certo. Acontece que o dia a dia do empresariado brasileiro é extremamente movimentado e, às vezes, atividades-meio podem minar o seu foco.

Um exemplo é o serviço de contabilidade. Para se ter uma ideia, as empresas nacionais gastam aproximadamente 2.600 horas apenas para cumprir com as suas obrigações tributárias. Por isso, é muito importante contar com o suporte de uma empresa especializada, que além de garantir a otimização no cumprimento das exigências legais, ainda deixe o gestor livre para cuidar do que realmente importa.

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Fortes Contabilidade

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