Contabilidade

Como a tecnologia pode ajudar na sua gestão contábil?

como-a-tecnologia-pode-ajudar-na-sua-gestao-contabil.jpeg

Incorporar a tecnologia à gestão contábil do seu negócio é um diferencial competitivo que leva a facilitar a comunicação, tornar mais ágil o processo de decisão e a estreitar as relações entre empresas e clientes.

Até pouco tempo atrás, declarações e inúmeras obrigações acessórias eram entregues em papel ou em mídias digitais, mas hoje em dia, gestores e contadores podem contar com a consolidação das escriturações fiscal e contábil dentro de um formato digital específico e padronizado.

Continue a leitura deste post e veja como a tecnologia pode ajudar na gestão contábil de sua empresa!

Contínua atualização

Desde a implementação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), contadores e empreendedores vêm travando uma verdadeira “batalha” para atender às novas adequações.

EFD-Fiscal, ECD-Contábil, SPED-Contribuições, DIRF, DCTF, SPED-ECF, NF-e, e-Social, Demonstrações Contábeis são algumas das inúmeras obrigações que fazem parte do conjunto de informações que devem ser entregues ao Fisco — algumas mensais, outras anuais.

A questão é que fica difícil acompanhar cada atualização sem um bom sistema de gestão contábil, e essa é a grande vantagem da tecnologia: como a transmissão de várias obrigações acessórias passou a ser em formato eletrônico, as atualizações quanto a alíquotas, novas legislações, tributos e demais obrigações passam a ser feitas periodicamente.

A verdade é que a tecnologia é um dos pilares para manter a saúde financeira e a legalidade da empresa diante dos órgãos fiscalizadores, tornando todo o processo contábil da empresa mais dinâmico, transparente e confiável. Porém, é fundamental contar com profissionais capacitados para uma correta gestão contábil e para conduzir todo o fluxo de informações.

Geração de relatórios gerenciais

Prazos de pagamento de tributos, datas para a entrega das demonstrações contábeis é uma constante preocupação em gerenciar de forma eficiente todo o calendário fiscal e tributário da organização. Com as inúmeras obrigações impostas às empresas, fica difícil manter um controle adequado quando não se faz uso de ferramentas tecnológicas que permitem facilitar a organização de todos os dados, possibilitando uma integração e um acompanhamento em tempo real.

A grande vantagem de usar a tecnologia a favor do trabalho contábil é a possibilidade de gerar relatórios financeiros e econômicos que possam representar a real situação do negócio.

Com a centralização das informações e a possibilidade de cruzar os dados mais facilmente, gestores e contadores podem visualizar de forma rápida a saúde da empresa, agilizando todos os processos e ganhando tempo com atividades que antes eram realizadas manualmente — como lançamentos e entrega de obrigações.

Toda esta inovação leva a uma maior produtividade, padronização e organização da agenda fiscal e contábil.

Eliminação da burocracia

Processos manuais de escrituração contábil deixaram de existir, dando lugar a processos automatizados. A elaboração e a transmissão passa a ser em um ambiente virtual, e os arquivos, em formato eletrônico.

Com isso, as pilhas de papéis, os inúmeros livros fiscais e os demais documentos que antes demandavam mais tempo e dedicação acabam sendo deixados de lado com a possibilidade do uso de sistemas de gestão contábil.

A tecnologia oferece recursos para tornar os processos mais enxutos por meio da escrituração e da transmissão de documentos em formato digital. Além disso, possibilita que gestores e contadores possam acompanhar, em tempo real, qual é a saúde financeira e econômica da empresa, evitando multas por atrasos ou mesmo problemas com o Fisco.

Porém, é essencial contar com a ajuda de profissionais contábeis que possam acompanhar cada processo, lidando de forma mais eficiente com os sistemas e procedimentos exigidos por lei.

Um profissional atualizado reduz erros e otimiza melhor o tempo das atividades desenvolvidas e os recursos empregados, o que possibilita ao gestor amparar suas decisões por meio do uso de informações corretas e confiáveis.

Os benefícios da tecnologia a uma gestão contábil eficiente apenas terão efeito se a empresa contar com profissionais de qualidade capacitados para o uso desses novos recursos.

Gostou das nossas dicas? Que tal entrar em contato conosco e conhecer todos os nossos serviços?

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação