Auditoria

Auditoria Trabalhista: por que realizar?

auditoria-trabalhista-por-que-realizar.jpeg

Gestores de pequenas e médias empresas têm diversos desafios relativos à administração eficiente do negócio. A busca por soluções na esfera contábil é constante, o que faz da auditoria trabalhista uma opção vantajosa.

Muitos profissionais acreditam que a realização de auditorias está limitada às grandes empresas, No entanto, pequenos e médios negócios também podem se beneficiar dessas práticas, principalmente devido às facilidades proporcionadas pelas novas tecnologias.

Saiba mais detalhes sobre o tema no artigo de hoje.

O que é a auditoria trabalhista?

A auditoria trabalhista consiste na realização de algumas ações que visam solucionar problemas atuais ou prevenir determinadas situações, como reclamações trabalhistas ou questões comportamentais que prejudiquem a companhia.

Para isso, a auditoria opera na revisão de procedimentos internos e processos que impactem as questões relacionadas à esfera trabalhista. Ela, por exemplo, assegura o cumprimento de exigências legais, mas também otimiza processos, ao indicar estratégias mais eficazes de gestão.

A auditoria tem um impacto positivo tanto para os colaboradores, que ganham mais segurança quanto ao cumprimentos de seus direitos legais, quanto para o empresário, que passa a ter uma visão mais aprofundada da área de Recursos Humanos, melhorando e otimizando etapas administrativas.

Por que realizar uma auditoria trabalhista na empresa?

A realização de uma auditoria trabalhista externa proporciona diversos benefícios para a empresa, podendo, por exemplo:

  • reduzir custos operacionais;
  • diminuir processos trabalhistas;
  • minimizar problemas com fiscalizações externas.

Confira cinco vantagens da realização da auditoria trabalhista nas empresas:

Credibilidade

Por contratar uma empresa especializada em auditoria externa à companhia, a prática aumenta a credibilidade do negócio; seja diante dos colaboradores, dos investidores e gestores e, ainda, dos próprios clientes.

Fiscalização dos processos

A fiscalização dos processos internos é a melhor oportunidade para que a empresa possa tomar decisões estratégicas a respeito da organização de alguns setores, como RH e finanças.

Ao conhecer os processos internos, a empresa pode:

  • otimizá-los de acordo com as necessidades identificadas;
  • reduzir custos operacionais;
  • melhorar a estabilidade financeira do negócio;
  • tornar os procedimentos mais eficazes para os objetivos estabelecidos.

Transparência

Uma gestão que não preza pela transparência nos negócios pode criar um ambiente propício para uma série de irregularidades, como fraudes e desvios, causadas pela falta de conhecimento sobre as operações internas.

A transparência na gestão e processos da empresa também evita fraudes, além de incentivar os colaboradores a atuarem de maneira correta, se alinhando aos valores da companhia.

Identificar falhas procedimentais

As falhas em procedimentos internos podem acarretar diversos prejuízos, como custos elevados de operacionalização, ou mais de um colaborador responsável pela mesma função, entre outras situações que geram perdas financeiras.

Com os dados gerenciais coletados durante a auditoria, a administração pode rever esses aspectos, tornando-se mais eficiente.

Minimização de riscos trabalhistas

Entre os principais benefícios da auditoria trabalhista, destacam-se:

  • a redução dos riscos de multas por infrações da legislação trabalhista;
  • a diminuição das reclamações trabalhistas, que prejudicam a saúde financeira da empresa.

Qual a importância desse processo?

A auditoria trabalhista reduz o custo elevado de processos ineficazes, que trazem problemas contábeis e trabalhistas aos empresários.

Entre as dificuldades recorrentes, destacam-se as fraudes ou erros em processos, que podem acarretar multas e aumento dos encargos sociais.

A realização de uma auditoria trabalhista externa previne essas situações, aumentando a segurança financeira do negócio, otimizando processos e reduzindo riscos relacionados à má gestão, principalmente no departamento de Recursos Humanos.

Quer mais informações sobre como uma auditoria trabalhista pode ser aplicada à sua gestão da sua empresa? Entre em contato conosco: podemos esclarecer dúvidas e ajudá-lo nessa tarefa!

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação