Auditoria

Auditoria: qual a sua importância?

auditoria-qual-a-sua-importancia.jpeg

Auditoria, em seu sentido mais amplo, compreende a atividade realizada para examinar minuciosamente os procedimentos e operações de uma empresa, avaliando a legalidade de suas operações contábeis e seu desempenho como um todo.

De modo geral, a auditoria assegura a fidedignidade da situação patrimonial de uma determinada empresa, servindo como uma verdadeira ferramenta para a tomada de decisão do gestor.

As auditorias internas e externas são os mais comuns tipos de auditorias empregadas no ambiente organizacional, podendo ter um foco voltado tanto aos aspectos contábeis, como para as questões financeiras e tributárias.

Quer se aprofundar um pouco mais nesse tema? Então, leia o nosso artigo de hoje na íntegra! Nele, vamos abordar especificamente o tema auditoria, explicando a importância de realizar esse tipo de rotina no negócio e quais são as diferenças entre auditoria interna e externa. Confira!

Entendendo as diferenças entre auditoria interna e externa

Como o próprio nome sugere, a diferença entre as auditorias interna e externa está na composição da equipe que realizará a auditoria. Nas auditorias internas a própria equipe da empresa realiza as atividades de auditoria, exercendo um controle efetivo sobre os procedimentos e rotinas da organização.

Já nas auditorias externas, equipes de auditores de fora da organização (independentes) são contratadas para auditarem a empresa e emitirem sua opinião ou parecer sobre um determinado assunto.

Refletindo sobre a importância das auditorias

O papel mais importante das auditorias para uma organização é, sem sombra de dúvidas, o seu caráter investigativo e crítico.

Isso porque, durante a realização de uma auditoria, a equipe avalia a execução de uma determinada atividade de modo a aferir a forma como os serviços são executados, analisando os resultados produzidos e detectando possíveis falhas no processo.

Tudo isso gera uma visão crítica sobre os processos dentro da empresa, o que resulta, consequentemente, em melhorias em todos os níveis organizacionais.

Definindo o foco da auditoria

Durante uma auditoria, a equipe se debruça sobre uma determinada questão, analisando-a a fundo, de modo a detectar os pontos positivos ou possíveis falhas. Ou seja: não é possível avaliar tudo ao mesmo tempo. É preciso escolher um tema e definir uma amostra. Por isso, é preciso escolher um objeto de estudo para a auditoria.

Nesse caso, é possível realizar auditorias com foco financeiro, para a análise de questões patrimoniais e de investimentos, ou tributário, nas quais serão analisadas questões relativas ao cumprimento de obrigações fiscais.

Há também as auditorias contábeis, em que são aferidos os documentos, demonstrações, operações e registros contábeis. A depender do porte da empresa, a análise das demonstrações contábeis da empresa deverá, necessariamente, ser realizada mediante auditoria externa, com auditores devidamente registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Mais recentemente uma nova modalidade de auditoria vem ganhando espaço: a Auditoria Digital, principalmente entre as empresas comerciais no que se refere a verificações acerca da movimentação de seus estoques.

Como você pode perceber, a auditoria é uma excelente maneira de aparar as arestas de problemas em sua organização, melhorando o desempenho do negócio. E isso resulta, é claro, em resultados mais significativos, redução de custos e, até mesmo, em melhorias na produtividade

E aí, conseguiu compreender a importância da auditoria interna e externa? Então, aproveite para curtir a nossa página do Facebook: lá, você vai encontrar novidades e dicas para manter a sua empresa sempre no topo!

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação