Gestão Empresarial

Administração e departamento financeiro: 4 benefícios dessa união

administracao-e-departamento-financeiro-4-beneficios-dessa-uniao.jpeg

A união do setor administrativo e do departamento financeiro de um negócio pode conferir agilidade a processos e evitar prejuízos, desde que feita da maneira correta, já que esses são segmentos codependentes que, muitas vezes, se completam.

No post de hoje, você vai entender de vez como a união desses departamentos pode beneficiar sua empresa, conhecendo as maiores vantagens de uni-los. Acompanhe!

Os benefícios da união entre administração e departamento financeiro

Qualquer administrador experiente sabe que o setor financeiro de uma empresa não se restringe a tarefas que envolvem serviços bancários: ele é o pilar estratégico de toda administração, fornecendo dados sobre o negócio, realizando projeções, cortando gastos e otimizando resultados. Por isso, é essencial que o bom gestor tenha uma visão de longo prazo e entenda que seu setor caminha lado a lado com o departamento de finanças.

Conheça os 4 maiores benefícios de integrar os segmentos dentro de uma organização. 

1. Confere maior agilidade às tarefas

O primeiro benefício trazido pela união de administração e departamento financeiro é a agilidade conferida às tarefas desenvolvidas no dia a dia. Uma vez que ambos os setores têm controle dos procedimentos que estão sendo realizados, podem trabalhar em conjunto e fazê-las mais rapidamente.

Assim, em vez de um colaborador ter que esperar dias para seu pedido ser efetivado (como a autorização de um pagamento, por exemplo) e até mesmo perder prazos durante o aguardo de uma resposta positiva, ele já a terá prontamente, podendo voltar sua atenção para a realização de outras demandas.

2. Melhora a relação entre gestão financeira e contabilidade

Ao abrir um canal direto e integrado de comunicação, você instantaneamente estará melhorando a relação entre a gestão financeira e o setor de contabilidade da empresa, já que eles terão que encontrar uma maneira de cumprir prazos e se ajudar mutuamente.

Isso porque, tendo uma equipe preparada para lidar com o fluxo de caixa e realização de relatórios financeiros, há a criação de uma relação para fornecer dados corretos à alta administração da companhia, o que otimiza a tomada de decisões estratégicas da chefia.

3. Contribui para a interatividade sobre as finanças da empresa

Aliar os setores pode ser essencial para aumentar a interatividade sobre as finanças da empresa, deixando todos os times a par de seu fluxo de caixa. Há, assim, um aumento do controle de contas a receber e melhor definição de estratégias de investimentos e otimização de eventuais processos de cobrança.

Além disso, todos terão conhecimento dos motivos para mudanças de objetivos, caso seja necessário, e saberão por que devem se desdobrar para alcançar novas metas.

4. Reduz falhas

Por fim, a integração entre administração e departamento de finanças reduz a ocorrência de falhas nos procedimentos feitos por profissionais desses setores, à medida que otimiza todo o controle bancário da empresa.

Além disso, ter uma equipe consciente do dia a dia da empresa permite a realização de auditorias internas, reforçando o controle sobre processos e contribuindo com a identificação de equívocos ou pontos que podem ser otimizados.

E então, entendeu por que a união entre departamento financeiro e administração pode ser uma ótima ideia para sua empresa? Compartilhe sua opinião e deixe seu comentário!

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação