Contabilidade

A importância da contabilidade no processo de tomada de decisão

a-importancia-da-contabilidade-no-processo-de-tomada-de-decisao.jpeg

Se você é indeciso, sabe que algumas determinações relacionadas à gestão do seu negócio podem representar um processo conturbado, em que qualquer passo infundado compromete sua independência financeira. Para superar esses desafios, é necessário entender a importância da contabilidade para o gerenciamento adequado do seu dinheiro.

Isso porque, na economia atual — em decorrência da crise —, muitos empresários são confrontados a tomar decisões imediatas para alavancar receitas ou economizar. Por isso, este artigo destaca a importância da contabilidade como uma prática que deve ser contínua, assegurando muito além do aumento da sua rentabilidade. Confira!

A importância da contabilidade

As informações contábeis contam com orientações para melhorar a tomada de decisões no longo prazo. Por meio dessa ferramenta valiosa, os gerentes de pequenas e médias empresas encontram maneiras eficazes para definir escolhas que tornam suas empresas mais bem sucedidas.

Por exemplo: o dono de um negócio pode estar incerto quanto à concentração ou não dos seus esforços em marketing. Para avaliar sua decisão, a contabilidade estuda a análise de custos relevantes dentro das alternativas de publicidade para escolher a campanha mais adequada.

O mesmo processo pode ser usado para determinar se a empresa pode aumentar sua linha de produtos visando a expansão de mercado, ou se é hora de frear seus gastos, diminuindo algumas operações.

A tomada de decisões mais acertadas

Os relatórios de contabilidade contêm dados importantes para advertir quanto à realização de qualquer projeto corporativo.

Essas orientações são feitas por meio de projeções ou demonstrações financeiras de equilíbrio, pontuação de crédito e outros aspectos que fornecem elementos cruciais para otimizar sua empresa.

Concentrando-se nesses dados, é possível alinhar suas escolhas em prol de uma análise inteligente das informações levantadas, em oposição ao sério comprometimento de decisões meramente intuitivas.

A previsão dos lucros

Muitos empreendedores utilizam essa intuição para prever lucros que a empresa pode obter em determinado período, negligenciando uma base de conhecimentos concretos para a ocasião.

Portanto, a contabilidade empresarial torna-se uma aliada importante para diagnosticar com exatidão os ganhos da sua companhia, reduzindo o risco de decisões equivocadas.

Isso acontece porque as estatísticas contábeis contribuem com um embasamento consistente quanto às possibilidades de aumento de proveitos dentro de um prazo estipulado, viabilizando uma decisão equilibrada em vez de basear em suposições e achismos.

Além disso, ela também consente uma melhor gestão dos seus gastos para decidir quanto à necessidade de investir ou de apertar os cintos!

A ampliação do seu negócio

Por falar em investimento, a contabilidade gerencial pode emitir também uma visão de crescimento confiável para os empreendedores que desejam ampliar seus mercados.

Entender o potencial de crescimento do seu negócio facilita bastante a programação de investimentos, a alocação de recursos ou até mesmo a necessidade de buscar o financiamento mais adequado para concretizar seu planejamento.

É importante lembrar ainda que muitas instituições financeiras — e até mesmo investidores — só liberam o crédito mediante a apresentação de um relatório completo e seguro, contendo informações e dados exatos sobre sua firma e o quanto ela está propensa a desenvolver.

O planejamento adequado

Dominar essas informações é sinônimo de planejar suas despesas com menores chances de erros. Ao analisar o desempenho da companhia no ano anterior, por exemplo, é possível identificar os períodos de gastos excessivos, seja por conta de gastos com aumento de estoque, pagamentos de salários ou tributos.

Com esses apontamentos em mãos, é hora de projetar as despesas para não comprometer seu capital de giro ou reduzir o dinheiro do caixa.

Esse planejamento é extremamente válido também para negociar com fornecedores e clientes ou implantar uma campanha de economia para proteger a saúde das suas finanças.

Uma última colocação, mas não menos importante, é ressaltar que o levantamento contábil deve ser interpretado por um profissional capaz de simplificar sua efetividade. Por isso, caso você não tenha familiaridade com o tema, considere a decisão de terceirizar a contabilidade da sua empresa.

Afinal, não adianta estar munido de cálculos se você não conseguir visualizar, de fato, as inúmeras funcionalidades que existem por trás deles.

Agora que você já se convenceu da importância da contabilidade para apoiar decisões que melhoram a performance do seu empreendimento, aproveite para compartilhar com seus amigos essa descoberta!

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação