Gestão Empresarial

6 dicas essenciais para aumentar a produtividade em sua empresa

depositphotos_112343200_m2015_1.jpg.jpeg

Uma equipe de alta performance é o sonho de todo empresário. Quando consideramos o dia a dia do negócio, aumentar a produtividade da equipe significa alcançar um objetivo capaz de transformar os números da empresa e aumentar consideravelmente seu lucro. Além do mais, adotar certas práticas pode levar a uma redução significativa dos custos e até mesmo do esforço demandado pelo trabalho.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como aumentar a produtividade da equipe de forma simples, garantindo a diminuição da procrastinação e a melhora nas entregas diárias. Acompanhe!

Estabeleça metas para ajudar a aumentar a produtividade

Estabelecer metas precisas para a equipe ajuda a aumentar a produtividade. É fundamental entender onde sua equipe precisa chegar para conseguir estimular seu empenho. Quando trabalhamos de forma transparente com os nossos colaboradores, conseguimos oferecer a eles um rumo mais claro sobre como o trabalho precisa ser realizado e qual é o objetivo a ser atingido.

Além da meta preestabelecida da equipe, compartilhar com seus colaboradores o objetivo geral da empresa também é interessante para que eles se empenhem e se sintam como parte da instituição. Assim, toda a sua equipe saberá exatamente onde a empresa quer chegar e como suas ações podem ajudar diretamente a alcançar o objetivo. Com essa sensação de pertencimento, o colaborador irá se preocupar mais com suas atitudes e, se necessário, até transformar sua forma de trabalhar.

Evite tarefas desnecessárias

Às vezes, empresas demandam tarefas desnecessárias — que não contribuem diretamente para se atingir a meta estabelecida — na lista de “entregas” dos colaboradores.

Faça uma avaliação de como estão as atividades da sua equipe e veja o que pode ser melhorado, além de eliminar aquelas ações que não agregam valor à atuação do grupo. Em muitos casos, alguns softwares simples de gestão e controle podem diminuir essas tarefas, deixando a equipe livre apenas para assuntos mais estratégicos e precisos.

Utilize plataformas de organização de tarefas

Existem algumas plataformas de organização e gestão de tarefas que podem ser utilizadas para melhorar a visão do time a respeito das tarefas de cada dia. O Trello é a mais conhecida delas, uma plataforma que ajuda a criar cards separados em classificações como “tarefas”, “fazendo”, “entregue”, “aguardando aprovação” e outras variáveis que fazem sentindo para o seu negócio. Nesse modelo, as tarefas são criadas e dispostas na lista de “a fazer” com datas de entrega definidas.

Se não for do interesse da empresa utilizar uma plataforma como essa, basta criar uma forma de controle que agrade mais e possa ser acompanhada por todos os colaboradores. Mostrando de forma clara o que precisa ser feito, fica mais simples para a equipe saber o que é preciso terminar e quais são as tarefas pendentes do dia.

Saiba dar feedbacks

Os feedbacks dos líderes são fundamentais para aumentar a produtividade, uma vez que eles ajudam a estimular a equipe. Aprenda a dar pareceres de forma clara e sempre apresente sugestões para aquele problema que o colaborador está enfrentando.

Uma boa liderança é capaz de aumentar a produtividade dos colaboradores apenas pela capacidade de oferecer incentivos e boas sugestões.

Estipule tempo para a realização de cada tarefa

Ter um tempo médio estipulado para realizar cada atividade é fundamental para que o colaborador não procrastine. Isso o ajudará a organizar o seu dia e a separar suas atividades de acordo com o tempo que precisará para executar cada uma delas.

Com prazos bem determinados, funcionários vão saber o momento em que devem estar mais focados e evitar procrastinações.

Reserve um tempo para descanso e invista no bem-estar no trabalho

Ter um tempinho de descanso e investir no bem-estar do time dentro do ambiente de trabalho é fundamental.

O tempo de descanso pode ser pensado considerando a técnica do Pomodoro, em que você tem alguns minutos de descanso após um tempo determinado de trabalho. O descanso vem como uma recompensa pelo o trabalho efetivo.

Um ambiente de trabalho tranquilo também faz toda a diferença. Confira se as poltronas, as mesas e a iluminação da sala estão de acordo com as normas ergonômicas para garantir conforto e evitar o estresse físico.

Gostou das nossas dicas de como aumentar a produtividade? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação