Gestão Empresarial

5 princípios fundamentais de gestão para aplicar na sua empresa

5-principios-fundamentais-de-gestao-para-aplicar-na-sua-empresa.jpeg

Em um cenário de cada vez mais incerteza e competitividade, conhecer os princípios fundamentais de gestão pode fazer toda a diferença para o empresário e o futuro do seu negócio.

É necessário que o empreendedor planeje estratégias que se adaptem às necessidades da sua empresa, a fim de organizá-la e gerenciá-la de forma eficiente, alcançando os objetivos traçados. No entanto, essa tarefa pode ser um pouco complicada e requer esforço e dedicação.

Pensando nisso, neste post, preparamos uma seleção de 5 princípios fundamentais para uma gestão de qualidade que podem lhe ajudar a garantir o sucesso empresarial. Acompanhe!

1. Tenha um propósito

Muitas empresas caminham durante anos sem saber de fato onde estão querendo chegar. A visão de futuro, apesar de ser tratada, muitas vezes, como somente uma frase estampada no website e pouco explorada internamente, precisa ser clara e tornar-se um princípio para as pessoas da organização.

Segundo a Singularity University, referência mundial em gestão e inovação, o fator crítico de sucesso comum a todas as empresas que mais crescem no mundo (incluindo Uber, Airbnb e Google, por exemplo) é chamado Propósito Transformador Massivo (PTM). Ele se resume à capacidade da empresa de criar um sonho claro de futuro e mudar o seu ponto focal para o impacto externo no mercado.

2. Trace estratégias claras

A partir do propósito definido e compartilhado entre todos os funcionários, a empresa precisa traçar estratégias que garantam trilhar o caminho correto para o futuro desejado. Para isso, é indispensável, também, criar objetivos e metas.

Os objetivos são sonhos e aspirações que a empresa possui para um período futuro (seja de 3 meses, 1 ano, 2 anos e assim por diante). As metas são fatores claros (geralmente quantitativos e numéricos) que comprovam que o objetivo está sendo alcançado pela empresa.

3. Envolva pessoas competentes no negócio

Um dos segredos de grandes organizações e empresas que possuem taxas de crescimento acima da média é envolver pessoas eficientes no negócio. Esse processo começa com recrutamento, seleção e contratação das melhores pessoas e se mantém por meio de capacitação, desenvolvimento de líderes e oferecimento de autonomia aos funcionários.

É por meio da participação dos funcionários que a gestão acontecerá com eficiência. O processo de transformar objetivos em resultados tangíveis envolve diversas barreiras que podem ser superadas com pessoas capacitadas e com autonomia para tomar suas próprias decisões.

4. Crie rotinas de trabalho eficientes

Independentemente do tipo de negócio ou produto oferecido ao mercado, um dos princípios fundamentais da gestão é a capacidade da empresa em oferecer valor ao mercado de forma eficiente.

E isso acontece somente com processos e ótimas rotinas de trabalho. A definição, implementação, controle e melhoria de processos, nessa ordem, faz com que empresas se diferenciem das demais ao criar meios de ofertar seus produtos e serviços ao mercado com cada vez mais eficiência.

5. Acompanhe os resultados

Não menos importante que os demais, esse último tópico da nossa lista de princípios fundamentais de gestão garantirá que tudo está acontecendo da forma correta na empresa. A gestão eficiente é justificada com ótimos resultados para o negócio.

Esses resultados são traduzidos em vantagens financeiras para a empresa, equilibradas com um bom retorno do mercado, ótimas operações/processos e funcionários capacitados.

Este post lhe foi útil? Então assine a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação