Auditoria

5 dicas para reduzir custos dentro da empresa

5-dicas-para-reduzir-custos-dentro-da-empresa.jpeg

Chega um momento em que crescer significa não somente aumentar o faturamento, mas também reduzir custos dentro da empresa para aumentar a sua lucratividade. Ações de redução de custos ganham ainda mais importância no cenário de crise econômica, em que as empresas precisam se manter competitivas para se manter no mercado.

Neste artigo, listamos 5 dicas para você reduzir custos dentro da empresa de forma imediata. Confira!

Faça uma análise dos custos

Separe um tempo para analisar todos os custos da empresa. Pode parecer uma dica estranha, mas observe: no dia a dia corrido, é difícil parar um momento para olhar os custos da empresa.

Se o seu controle financeiro não permitir uma análise adequada, utilize o último DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) entregue pelo seu contador. Nesse relatório, as despesas do período estarão agrupadas, e será fácil entender aquelas mais significativas e que merecem, portanto, mais atenção para o corte de despesas.

Adote um banco de horas

Em momentos em que a demanda fica reduzida, manter o quadro de funcionários fica cada vez mais complicado, não é mesmo? Uma alternativa para a demissão — que pode ter um custo bem elevado — é adotar um sistema de banco de horas. Consulte seu contador para verificar as regras da convenção coletiva e como realizar um controle dentro das normas legais.

Envolva os funcionários

Envolver os funcionários é essencial para a redução de custos. É impressionante o efeito que esse envolvimento gera quando os gestores explicam as necessidades da empresa e solicitam a ajuda de todos, por meio de ações de redução de custos.

Existem ações que parecem pequenas, mas podem provocar grandes resultados quando existe a colaboração de todos, tais como:

  • Redução da utilização de copos descartáveis, utilizando um copo de vidro.

  • Redução dos gastos com energia elétrica, apagando as luzes de ambientes sem utilização e aproveitando melhor a luz solar.

  • Conscientização da utilização de outros materiais.

Reveja os gastos com telefonia e internet

Um gasto que precisa ser constantemente revisado é o relacionado à telefonia. A cada dia, os meios que utilizam a internet para se comunicar — como e-mail, Skype ou Whatsapp, por exemplo — têm reduzido a importância das ligações telefônicas.

Se a instituição realiza muitas ligações interurbanas e para celular, uma forma de reduzir custos dentro da empresa é utilizar um desses meios citados acima.

Outra opção é analisar o volume de minutos, e revisar o plano com a empresa telefônica — ou, ainda, mudar de operadora. Existem alguns planos disponíveis que são ilimitados, e com a portabilidade do número, isso fica mais fácil.

Analise o regime tributário de sua empresa

É um consenso que paga-se muitos tributos no Brasil, não é mesmo? Bem, o governo permite que você adote formas para pagar menos tributos por meio da escolha do enquadramento tributário. Existem três principais: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

Simule os dados do seu negócio nesses três enquadramentos e veja se a sua empresa está no de menor carga tributária.

Existem outras medidas que podem ser tomadas, mas dependerá bastante da sua análise. Solicitar a ajuda do seu contador poderá ser uma boa ação, pois ele possui contato com várias empresas e será capaz de te auxiliar com alguma nova forma de reduzir gastos.

O que você tem feito para reduzir custos dentro da empresa? Deixe um comentário contando a sua experiência!

Sobre o autor

Fortes Contabilidade

Deixar comentário.

Share This
Navegação